sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FILHOS DA LUZ






Efésios 5:1-5: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor... Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”


Esse texto traz para cada crente, aquele que confessou Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, uma responsabilidade de transformação em toda a sua vida. O evangelho de Cristo é transformação, a partir do momento que O conhecemos precisamos impor a nós mesmos uma disciplina para mudança em todo o nosso viver, ou seja, sermos imitadores de Deus como convém aos santos.



Veja o que diz o verso 8 desse mesmo capítulo: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

Quero trazer aqui algumas áreas em se faz necessário a mudança a partir do momento que passamos das trevas para a luz. Vejamos:

1°- VOCABULÁRIO. No mundo aprendemos a falar como nos convém, mas agora em Cristo precisamos entender que somos boca de Deus e não podemos carregar conosco palavras que antes usávamos. Palavrões, gírias, malícias, xingamentos, piadas e outras expressões precisam dar lugar a palavras de adoração e ações de graças. A forma com que nos referimos às pessoas precisa ser diferente. Verifique o seu vocabulário e veja se não precisa ser transformado.



2°- VESTUÁRIO. O diabo plantou no mundo a semente da sensualidade, e essa tem destruído muita gente. O que precisamos entender é que esse mal precisa ser cortado definitivamente quando conhecemos Jesus, e isso vale para homens e mulheres. Roupas decotadas ao extremo, coladas totalmente ao corpo, curtas demais, transparentes ou qualquer outro tipo que exponha o corpo à sensualidade não pode fazer parte do guarda roupas de uma pessoa de Deus. Santifique a sua vida e cuide da santidade do seu irmão. Muitas vezes se torna difícil conversar com pessoas do sexo oposto por causa de roupas que deixam a mostra aquilo precisava estar coberto. Vigia crente!



3°- FINANÇAS. Muitos cuidam das outras áreas da vida e se esquecem dessa que é tão ou mais importante quanto. Muitas vezes sabemos de fatos praticados por pessoas de Deus que nos causam vergonha. Precisamos andar como filhos da luz. Não podemos ter as práticas antigas agora que servimos ao Senhor. Pagar propina, comprar e não pagar, pedir emprestado e não honrar o compromisso, gastar mais do que se ganha... São atitudes impróprias para um crente em Jesus. É quase incontável o número de irmãos que está com o nome negativado no SPC e Serasa e não estão nem se importando em fazer alguma coisa para mudar. Veja 2 Coríntios 6:3: “não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.” Preciso ser dizimista e ofertante, mas preciso também cuidar da administração das finanças para que Deus possa me abençoar.



4° - FAMÍLIA. O forma com que a família vive expressa muito o nível de transformação que tiveram, ou não, em Cristo. O relacionamento esposo/esposa e pais e filhos precisa ser alcançado pelo poder de Deus. Pais que espancam seus filhos, ou não os educam com disciplina (lembremo-nos que Provérbios diz que o filho sem disciplina vem a envergonhar sua mãe), maridos e esposas que não tratam seus conjuges como manda as escrituras, tudo isso mostra a necessidade de Deus fazer parte da família em casa e não somente no templo, junto com a igreja.



5° - LAZER. Não! Não somos proibidos de descansar ou termos nosso lazer e momentos de diversão. Mas o que muitos não sabem, ou fazem questão de não saberem, é que o inimigo usa e muito essa área para trazer um esfriamento espiritual na vida do crente. O que dizer dos programas televisivos assistido por grande parte dos cristãos? Sensualidade, piadas indecentes, palavrões, adultério, traições... Cuidado com as novelas, programas humorísticos, BBB, filmes cada vez mais diabólicos. Podemos nos divertir, sair de casa no fim de semana, mas a pergunta é: Para onde eu estou indo? Quais os lugares você está frequentando? O que a bíblia nos diz é que devemos fugir de toda aparência do mal. Muito cuidado com a sua vida.



Como filhos da luz, precisamos deixar que ela, essa Luz que é Jesus, entre por toda a nossa vida, alcançando todo o nosso ser, para que possamos ser testemunhas fiéis do Senhor e não sejamos envergonhados e nem venhamos a ser motivo de vergonha para outros irmãos.




Fique na Paz, Vencedor!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MAL INVISÍVEL

O Senhor é bom e opera milagres maravilhosos em nossas vidas. Contemplamos esses milagres porque cremos que o Senhor os pode operar.

Mas o que observo em muitas pessoas é que mesmo elas servindo ao Senhor, se batizando e indo cotidianamente às reuniões da igreja, não tem alcançado uma vida de plenitude no Senhor. Não exercem um ministério, e quando tentam não frutifica, a família está em constante discussão e com problemas, as finanças estão sempre em aperto e a vida espiritual vive em uma constante sobe e desce. A pergunta que fazemos nesses casos é óbvia: Porque isso acontece?

Uma das causas que o Senhor revelou-me é que muitas dessas pessoas que estamos falando não aprenderam a identificar o inimigo, aquele que veio para matar, roubar e destruir. A faculdade de observar as coisas, ver o que é errado e rejeitá-lo escolhendo o caminho certo é chamada de prudência, e isso falta a muitos crentes em Jesus.

Veja o que está escrito em Provérbios 14:15: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (NVI).

E o que esta palavra ensina é o que está faltando a muita gente nos dias de hoje. Acreditam em qualquer coisa, não analisam o que estão lendo, comprando, ouvindo, com quem estão namorando ou qual programa de TV estão assistindo. São inexperientes. Oram, jejuam, adoram ao Senhor, freqüentam uma célula e os cultos de domingo, mas não são prudentes no tocante às suas vidas. O inimigo entra e rouba-lhes a benção, e ele vem de mansinho, disfarçado. Como se pregava quando eu era criança “o diabo usa sapatinhos de algodão”, muitas das vezes ele vem de forma não assustadora e engana a muitos.

Foi exatamente isso o que aconteceu com o rei Ezequias em 2 Reis 20:12-18: “Naquela época, o rei da Babilônia, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, enviou cartas e um presente para Ezequias, pois soubera da doença de Ezequias. Ezequias recebeu em audiência os mensageiros e mostrou-lhes tudo o que havia em seus armazéns, a prata, o ouro, as especiarias e o azeite finíssimo, o seu arsenal e tudo que estava em seus tesouros. Não houve nada em seu palácio ou em seu reino que Ezequias não lhes mostrasse. Então o profeta Isaías foi ao rei Ezequias e lhe perguntou: "O que esses homens disseram? De onde vieram? " Ezequias respondeu: "De uma terra distante. “Vieram da Babilônia”. O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio?" Disse Ezequias: "Viram tudo em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado". Então Isaías disse a Ezequias: "Ouça a palavra do Senhor: Um dia tudo que se encontra em seu palácio bem como tudo o que os seus antepassados acumularam até hoje será levado para a Babilônia. Nada restará, diz o Senhor. Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se tornarão eunucos no palácio do rei da Babilônia".
O rei não foi prudente. Ele acreditou ‘nos presentes’ que Merodaque-Baladã lhe enviou e abriu as portas dos tesouros reais e até do arsenal de guerra que tinha. Mal sabia ele que aquilo era uma espécie de espionagem e que depois a Babilônia invadiria Judá e levaria cativo o seu povo e roubaria os seus tesouros.

Aprendemos coisas importantes nesse ato imprudente de Ezequias:
  1. O inimigo está atento às nossas vidas. O rei babilônico sabia a hora certa, ele estava informado da doença e cura de Ezequias, era uma boa hora de ele colocar seu plano em ação. Em I Pedro 5.8 diz que ele está ao derredor, rugindo como leão procurando alguém para devorar. Cuidado.
  2. Não podemos nos agradar dos presentes do inimigo. Foi o que aconteceu com o rei judaico. O veneno vem embutido em coisas que às vezes não se espera. No programa de TV, no filme de cinema, no bate papo com o colega de trabalho, na viagem de férias, na amizade nova com alguém desconhecido, na oportunidade de ganhar um dinheiro extra... Cuidado.
  3. Não podemos abrir nossos tesouros. Não podemos permitir que o inimigo entre em nossos tesouros. Que tesouros são esses? Aquelas coisas que são importantes para você. A sua vida espiritual, sua família, suas finanças, seu ministério pessoal, sua liderança, suas emoções e sentimentos, etc. não abra a porta da sua vida para que o diabo entre nela. Quando Deus colocou Adão no jardim ele disse para que este lavrasse e vigiasse o mesmo. Lavrar é trabalhar para dar frutos, acredito que podemos falar que isso é relacionado com nossa vida espiritual e as bênçãos de Deus em para nós. Mas Deus manda também que adão vigie o jardim, tinha alguém que não poderia entrar lá da mesma forma que ele não pode entrar na sua vida hoje. O pecado, ou seja, a desobediência à palavra de Deus foi a porta aberta por Adão para a entrada do inimigo. Abra os olhos com a sua vida.Cuidado.

O que se deve fazer então? Vejamos:

  1. Identificar o inimigo e por onde ele entrou.
  2. Se houver pecado é preciso arrepender-se e confessar.
  3. Não permitir que o inimigo volte, a porta precisa ser fechada. Quando Jesus ministrou à mulher que havia sido apanhada em adultério ele disse a ela: vá e não peques mais, ou seja, feche a porta.
  4. Você precisa crer que a sua vitória está em Cristo Jesus. I Corintios 15:57 diz: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Abra os olhos e vigie, tenha o cuidado de analisar a sua vida e suas práticas, seja prudente com o que você ouve e recebe de outros, não permita o inimigo entrar e então verás grandes milagres acontecer não só em você, mas também através de você na vida de muitas outras famílias.


Fique na Paz, Vencedor!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CHAMADOS PARA IR!!!



Não é surpresa quando dizemos que temos um chamado. Todos dizem isso. O que na verdade me deixa um tanto que preocupado é que o ‘fazer discípulos’ muitas vezes não é levado tão a sério por muitos crentes. O que muitos não entendem é que a bíblia toda trata desse assunto de forma mais séria que imaginamos.

A ALIANÇA ABRÃMICA É O COMEÇO DE TUDO.

Dom Richardson chamou essa aliança de ‘a espinha dorsal da Bíblia’. Não estou dizendo começo do mundo, criação do homem ou das coisas existentes. Mas o começo do evangelho como conhecemos hoje através de Cristo.

Vamos ler Gênesis 12:1-3.
“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Três coisas são muito importantes neste texto:
1. A Benção de Javé a Abrão;
A presença d’Ele ou a sua aprovação. Quando Ele abençoa alguém Ele está dizendo que o aprova e que estará com ele em todos os momentos.
2. A promessa de autoridade, poder;
‘De ti farei uma grande nação e te engrandecerei o nome... ’ Deus daria a Abraão muitos filhos e riquezas. Isso daria a ele poder para lutar contra os outros clãs e lhe daria condições de sobrevivência em uma guerra.
3. E a promessa estendida a todas as famílias da terra.
Não seria somente Abrão e seus descendentes que seriam abençoados, mas todas as famílias da terra. Não seria somente Abrão, mas todos os seus descendentes deveriam ser ‘benção’ na vida de todas as outras famílias da terra.

Essas três questões movem toda a bíblia. Na verdade ‘essa palavra é imutável’, não pode ser alterada.

Veja Hebreus 6:37:
“Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento.” A promessa d’Ele a Abraão seria velada para sempre, e Deus sempre trabalhou para o seu cumprimento. Leia Gênesis 22 e verás.

Vejamos alguns exemplos de como os filhos de Abrão foram usados para ser benção na vida dos gentios, as ‘outras’ famílias da terra:
1) José abençoou o Egito;
2) Os espias abençoaram Raabe, uma prostituta cananéia
3) Noemi abençoou Rute e Orfa, moabitas
4) Moisés abençoou seu sogro Jetro, midianita
5) Elias abençoou a viúva de Sarépta, em Sidom
6) Elizeu abençoou Naamã, sírio
7) Jonas, embora com relutância, foi benção para a população de Nínive
8) Salomão foi benção para a Rainha do Sul, Sabá
9) Contaríamos muitos outros...

Veja essa palavra profética sobre Jesus em Isaias 49:6:
“Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

A PALAVRA DA PROMESSA A ABRAÃO SE CUMPRE NO MESSIAS

(Lucas 2:32)
“Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”

Glória a Deus, os gentios teriam a revelação da salvação através de Jesus, o descendente de Abraão. Jesus foi o descendente de Abraão que veio para ser a ‘luz dos gentios’. Ele veio para que por meio d’Ele se cumprisse a promessa feita a Abraão. Foram também muitos os casos em que Jesus foi benção para gentios: Um homem de Gadara; a mulher síro-fenícia; a mulher samaritana, o centurião romano...

Quando Jesus chega ao último momento na terra Ele dá aos discípulos a ordem de pregar o evangelho a ‘todas’ as famílias da terra, é o texto que chamamos de ‘A Grande Comissão’:

(Mt 28:19)
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
Os discípulos deveriam ser benção para todos os povos

E AINDA, A PALAVRA SE CUMPRE NA IGREJA

(Atos 1:8)
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Ou seja, a todas as famílias.

Há uma relação muito forte entre esse texto e Gênesis 12. Só que agora o poder não seria uma descendência carnal ou domínio financeiro, o poder seria espiritual e os filhos seriam discípulos ganhos através da Palavra pregada.

O que Jesus disse de Paulo expressa o cumprimento da promessa:

(Atos 9:15)
“Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”

Esse é o chamado para a igreja hoje:

Leia Atos 13:2:
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.”
O CHAMADO DE DEUS É PARA QUE POSSAMOS GANHAR ALMAS, SER BENÇÃO NA VIDA DAS FAMÍLIAS.
VOCÊ PODE ABRIR UMA CÉLULA, PREGAR PARA ALGUÉ, INTERCEDER POR OUTROS, POIS VOCÊ PRECISA SER ‘BENÇÃO PARA OUTROS’, POIS VOCÊ TAMBÉM É FILHO DE ABRAÃO PELA FÉ.