quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FILHOS DE PAIS

 

Quem tem filho quer ser pai.
Essa seria uma verdade lógica, mas o que observamos é que muitas vezes o prazer de “encomendar” a criança não é transferido para tê-lo e educá-lo. Existem muitos pais que não planejaram serem pais e mesmo que desejaram ter o filho não pararam para meditarem e assumirem a responsabilidade de serem pais. Ser pai é uma decisão impossível de voltar atrás, é um caminho sem volta, não dá para desistir e devolver a “mercadoria”.
O filho chega e você se torna pai ou mãe para sempre.

A Bíblia é muito clara quando diz:
“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;” (Pv 4:4).

O que nos ensina esse texto?
Que os filhos precisam ser instruídos e ensinados pelos pais. Pai e mãe são responsáveis pela educação de seus filhos. Muitos são os casos em que as crianças se tornam “filhos de avós”, quando são os pais dos progenitores que assumem o controle da educação. Outros pais se acham no direito de transferirem aos professores a sua responsabilidade. Não são poucos os pais que vão à escola questionar aos professores quando os filhos falam um palavrão, maltratam alguém ou tem qualquer atitude ou gesto que demonstrem “má educação”. É bom lembrar que aos professores cabe ensinar letras, números e conhecimento das coisas, agora caráter, respeito, dignidade, valores e princípios é responsabilidade dos pais.
Uma quantidade muito grande de filhos é carente de pais mesmo não sendo órfãos. Têm os pais, mas é o mesmo que nada, pois estes não suprem a necessidade que a criança tem de ser ensinada. O que esses pais não sabem é que o ensino é uma demonstração de amor. Quem ama quer ver o outro bem, quer vê-lo prosperar e não se meter em coisas erradas, então quando o pai não ensina o filho demonstra descuido, desmazelo e desapego. E tudo isso é passado para a criança de uma forma direta e cruel: “eles não me amam, pois se amassem me ensinariam o que devo fazer”.
A maioria do livro de provérbios são recordações de Salomão de quando era ensinado por Davi, seu pai. A expressão “filho meu, guarda as minhas palavras” ficou gravada na vida de Salomão para sempre.
É preciso dizer que tios e avós; professores, pastores e babás são figuras importantíssimas na vida de uma criança, estes precisam dar o melhor de si para instruí-los naquilo que lhes couber, mas os pais precisam urgentemente assumir a sua paternidade e serem verdadeiramente os pais de seus filhos.
Que eles sejam “filhos de pais”, e não de avós...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ALCANÇANDO O PROPÓSITO

Precisamos continuar a caminhada rumo ao propósito de Deus para a nossa vida e para a sua obra na face da terra. Estar no centro da vontade de Deus precisa ser um objetivo para cada um de nós. Não podemos fugir dele, não somos como covardes que retrocedem quando o Senhor precisa deles.
Acredito que a célula e o discipulado são propósitos de Deus para quem quer estar no centro de Sua vontade quando o assunto é salvação de almas e o cuidado com a sua igreja.
Qual é o propósito da célula? Ganhar, ela é o celeiro da igreja. É através delas que entramos nas casas e ganhamos famílias inteiras para Cristo, assim como acontecia na Igreja do Novo Testamento. (Mt 8:14; Mc 2:1; At 2:46-47; At 5:42; At 10).

Qual é a nossa parte para tudo isso acontecer?

1. PRECISAMOS SER FIÉIS A TODAS AS DIREÇÕES DE DEUS – (2 Rs 4:1-7)
Sempre foi assim com todos que foram abençoados por Ele. É impossível querer ver o agir de Deus a nosso favor se não estivermos dispostos a fazer tudo conforme a vontade d’Ele. Esta viúva dependeu totalmente da direção do profeta de Deus, ela não fez nada fora do que o profeta havia lhe direcionado. Assim precisa ser em nosso ministério, não podemos querer inventar coisas que Deus não nos manda fazer, e por outro lado, precisamos ser rigorosos em fazer tudo que Ele nos mandar fazer.
Você conhece a história de Saul, ele perdeu o trono, pois foi infiel às direções de Deus.

2. PRECISAMOS TER CONCIÊNCIA DA GUERRA E SABER GUERREAR
Daniel sabia que antes de conquistar no natural era preciso conquistar no espiritual. É conhecido por todos o texto de Efésios 6:12. Nossa luta é espiritual.
Qual era a atitude de Daniel nessa guerra?
1º. Santificava-se ao Senhor, não se misturava com impurezas (Dn 1:8).
Precisamos assumir nossa responsabilidade com a santidade e não nos misturar com coisas que não estão no plano de Deus para nossas vidas.
2º. Ele era um homem reto, (Dn 6:3-4).
Como você é visto pelos outros? Daniel foi totalmente investigado e não acharam absolutamente nada de que o acusarem. Isso é muito sério. Muitos obreiros de hoje não se preocupam com isso. Caluniam, enganam, caloteiam... Depois acusam de perseguição os acusadores. Misericórdia!
3º. Ele era um homem de oração, (Dn 3:10).
Talvez a falta deste princípio na vida de muitos hoje é o motivo da cegueira espiritual na qual estão envoltos. A oração abre o mundo invisível à nossa frente.
4º. Ele era um homem de jejum, (Dn 10:2-3).
Não podemos fazer sacrifício de tolos, mas temos que entender que Deus é um Deus de aliança e que cumpre a sua palavra. Se quebrantarmos nosso coração através do jejum e do choro de um arrependimento genuíno veremos coisas cada vez maiores acontecendo em nossas vidas.

Para conquistarmos precisamos ser uma igreja como foi Daniel no seu tempo. Comprometidos totalmente com Deus e sua obra.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A ALEGRIA DO SENHOR!

O coração alegre é como o bom remédio... (Pv. 17:22)
Esta palavra é parte do livro 'O QUE SE ESPERA DO LÍDER' de minha autoria que será lançado em breve.
                  A alegria é algo que precisa estar sempre presente na vida de uma pessoa que está fazendo a obra de Deus.

Espera-se que o prazer por ser escolhido por Deus dê à pessoa uma força interior capaz de vencer todos os obstáculos exteriores. Ninguém gosta de estar ao lado de alguém mal humorado, ranzinza e murmurador. Não podemos ser do tipo que não se agrada daquilo que está fazendo, precisa haver algo em nós que nos motiva diariamente e nos encoraja, afinal de contas o nosso trabalho é o mais belo que pode ser realizado por alguém. Em I Pedro 1:12 diz que os próprios anjos desejaram fazer o que fazemos: ganhar almas. Lidamos com a mais perfeita criação de Deus, o HOMEM. Contemplamos diariamente o maior milagre, que é a transformação do coração humano. Temos um Deus que peleja por nós e nos abre portas extraordinárias para cumprirmos o nosso chamado. Todas essas coisas precisam penetrar em nosso coração e alegrá-lo de tal forma que sejamos tocados por uma unção de fortalecimento, pois é essa unção que se torna em remédio nos dias acinzentados pelos quais passamos em muitos momentos no ministério.

Uma das coisas que tem sido restaurada por Deus na Igreja Celular é a alegria, o prazer de servi-Lo e de fazer a sua obra. Reuniões alegres é um objetivo em todos os momentos. Seja célula, discipulado, culto, ou qualquer outro momento, a alegria precisa estar presente em nosso meio para que haja um mover de cura, celebração e ações de graças.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PORQUE A CÉLULA É UMA BENÇÃO?

Precisamos continuar a caminhada rumo ao propósito de Deus para a nossa vida, não podemos parar. Estar no centro da vontade de Deus precisa ser um objetivo para cada crente, fugir desse propósito é se acovardar e rebelar-se contra Deus. Quem está no centro da vontade de Deus desenvolve o seu ministério pessoal, pois este é a vontade de Deus para todo aquele que O conhece. Acredito que a célula é um dos propósitos de Deus para quem quer estar no centro.
Mas porque a célula é uma benção?

1. ELA ABENÇOA A CASA DO ANFITRIÃO
Este é aquela pessoa que recebe a célula em sua casa, claro que nem sempre ele é o líder dessa célula. Quando falamos em receber a célula em casa devemos nos lembrar de Obede-Edom. Quando o rei Davi estava levando a Arca de volta a Jerusalém e ouve o incidente da morte de Uzá, o rei decide não levar a Arca e a deixa na casa de Obede-Edom. A Arca esteve por três meses em sua casa e o que a Bíblia nos fala é que tanto ele quanto tudo o que ele possuía foi abençoado pelo Senhor, (I Cr 13:12-14). Ele era levita, portanto, digno de receber a Arca de Deus, mas acredito que ele foi abençoado por algo mais. A forma que ele a recebe e cuida dela faz a diferença. Lidar com a presença de Deus é algo especial, pode ser prazeroso e perigoso ao mesmo tempo. Lembra de Uzá? Obede foi abençoado porque cuidou com amor da Arca. Esta ficou por vinte anos na casa de Abinadabe e não nos fala que ele foi abençoado por sua presença. O anfitrião precisa cuidar da célula. Recebê-la com amor e cuidado em sua casa, amar as pessoas e trabalhar para que os que estão visitando a célula sejam bem recebidos na família de Deus com um carinho especial. Organizar a casa e aguardar com alegria o dia da célula é muito importante. O líder de célula precisa abençoar em oração a casa do anfitrião e sua família.

2. ELA É A PORTA PARA A SALVAÇÃO DE MUITAS VIDAS
Foi o que aconteceu na casa de Cornélio. Quase todos conhecem a sua história. Muitos foram salvos através da célula em sua casa, (At 10:23-24, 48). Deus já havia falado com Pedro e quando este chegou à casa do temente Cornélio, sua sala estava cheia de pessoas amigas e familiares prontos para receberem a palavra ministrada pelo Apóstolo de Jesus. O resultado é que todos foram batizados. Todos têm amigos e familiares que podem ir a uma reunião em sua casa. Muitas dessas pessoas por motivos variados, dificilmente iriam ao culto em uma igreja, mas na casa de um amigo ele vai. Então ali ele recebe a palavra da vida. Amar aos outros é trabalhar pela sua salvação, e cada um de nós devemos trabalhar para libertar quem está preso. (Pv 24:11).

3. ELA PERMITE QUE MAIS PESSOAS SEJAM LEVANTADAS COMO OBREIROS
Deus usou Jetro para mostrar isso a Moisés, (Ex 18:13-22). O líder do povo hebreu no deserto estava afadigado com tanto trabalho de aconselhamento e pastoreio ao povo. Seu sogro Jetro então o aconselha a dividir o encargo desse trabalho, Moisés deveria levantar outras pessoas para que pudessem ajudá-lo com a liderança do povo. Foi a mesma direção dada por Paulo ao discípulo Timóteo em II Timóteo 2:2. Todos são chamados para transformar a cidade, ganhar as vidas para Jesus e cuidar bem delas. Todos podem ser usados. E isso é algo tremendo dentro da igreja em células. O encargo é divido, todos trabalham, todos são discípulos e discipuladores. Se todos trabalham, a igreja cresce mais e com qualidade. Que você ame as células e trabalhe para que Deus o use de forma a abençoá-lo e abençoar outras vidas através de você!