segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SUA FAMÍLIA, MODELO PARA AS DEMAIS!


A Família é estabelecida por Deus. Foi Ele quem uniu homem e mulher e lhes disse: frutificai-vos e enchei a terra, ou seja, tenham filhos, estabeleça famílias.
O propósito de Deus não é apenas que ela tenha filhos, mas também que ela seja usada como referência para outras que não conhecem o amor de Deus. A família precisa ser modelo.
Através família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas, foi essa a palavra do Senhor a ele:

Gênesis 12.3: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Este é o propósito para a sua família: abençoar outras famílias, ser modelo para as demais.

A pergunta é: a sua família pode ser usada por Deus para ser modelo para outras?
Essa pergunta precisa ser feita por cada um de nós, já que precisamos ser modelos, e modelo é a fôrma, ou seja, as outras sairão como é a nossa. Se assim o é, Deus precisa achar em nós as características necessárias para que Ele mesmo nos coloque como referenciais para as outras famílias.
O que impede este propósito? Quero compartilhar com você alguns pontos onde vejo que muitas famílias se perdem e não conseguem serem modelos.


1.     A FALTA DE PRINCÍPIOS CRISTÃOS NO LAR
a.      Quais são esses princípios?
O AMOR – O amor é o princípio de todas as coisas. Por ele é que tudo foi criado. O amor é benigno, não é egoísta e muito menos traiçoeiro e briguento. Muitas famílias o abandonam e decidem viver sem ele, pois o preço de agir com amor muitas vezes parece alto. Pelo amor eu preciso ser íntegro, fiel, humilde, e também por ele, eu preciso reconhecer os meus erros, e muitas pessoas não estão dispostas a isso, e a decisão de viverem egoisticamente mesmo estando ‘em família’ os impede de serem modelos.

Romanos 12:9: O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

O PERDÃO – O perdão restaura o amor. Ainda que decidamos por uma vida entregue ao Senhor Jesus, muitas vezes deixamos escapar de nós algumas palavras e atitudes que ferem e magoam, então é neste momento que o amor é ferido. Quando isso acontece, tenho duas alternativas: em primeiro lugar eu posso guardar aquilo em meu coração e desejar me vingar de alguma forma, ou, eu posso decidir perdoar a atitude de ofensa e deixar que o amor continue firme e forte entre o relacionamento familiar. Infelizmente, muitas são as famílias que decidem pela primeira alternativa, com isso estão sempre em desavenças e brigas. Não podem ser modelos.

Mateus 6:15: Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.

A FIDELIDADE – Para muitos, fidelidade na família é apenas no que diz respeito ao adultério. Engana-se quem pensa assim. Muitas são as atitudes de infidelidade por parte de muitos que não é o adultério. Quando não se cumpre os preceitos do respeito um para com o outro; quando se expõe o familiar à vergonha; quando o desnuda, falando de suas debilidades com alguém que não seja ele; quando um dos cônjuges procura pai ou mãe para reclamar dos ‘defeitos’ do outro. Muitas podem ser as atitudes de infidelidade, não permita que elas façam parte de sua família.

TESTEMUNHO CRISTÃO – Muitas famílias poderiam ser ganhas pelo testemunho de outras, mas a falta de um bom testemunho no relacionamento familiar impede este propósito. Muitos são ‘bons’ crentes nos cultos e nas demais reuniões da igreja, mas ao chegarem em casa, tudo muda. São gritos, discussões, agressões verbais, quando não físicas; quando coisas assim acontecem, não está sendo modelo. Não adianta convidar o outro para conhecer Jesus, pois você ‘o conhece’ e nada mudou em sua vida.

2.     A FALTA DE UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA (BÍBLICA) AOS FILHOS
Os pais são responsáveis por quem os filhos são. Eles são como uma folha em branco entregues a você, cabe a você escolher o quer escrever neles. Veja estes textos bíblicos:

Provérbios 22:6: Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.
Efésios 6:4: Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
2 Timóteo 1:5: Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

O que você quer para o seu filho? Você precisa educá-lo dentro destes propósitos. Não permita que as pessoas ou mundo secular interfiram na educação de seu filho. A bíblia nos ensina tudo que precisamos ensinar aos nossos filhos.
Alguns princípios na educação de filhos:

I.                    Carinho, dedicação e cuidado – Ele precisa muito de você.
II.                  Ensine pelo exemplo – os pais são os principais discipuladores dos filhos;
III.                Usar o sim e o não (faça valer a sua palavra);

Provérbios 29:15: A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

IV.               Usar a disciplina (a criança precisa saber quem lidera) - Não espere que ele cresça para discipliná-lo.

Provérbios 13:24: Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

3.     A FALTA DE SUBMISSÃO DOS FILHOS AOS PAIS
É dever de um filho honrar os progenitores e cuidar deles. Filhos que desrespeitam os seus pais e os desonram estão pecando por isso, cuidado.

1 Timóteo 5:4: Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

Provérbios 17:21: O filho tolo só dá tristeza, e nenhuma alegria tem o pai do insensato.
(Tolo: Pobre de inteligência, idiota, tonto, ingênuo, parvo, pateta. Que não tem nexo ou significação. Que faz ou diz disparate. Que não tem razão de ser; despropositado. Ridículo, desagradável.).

É isso que a bíblia diz que é o filho que só dá tristeza aos pais, tolo.

Deus quer restaurar a sua família. Ele quer fazer com que a vergonha seja retirada, Ele que sua família seja modelo para seus parentes, amigos e vizinhos. O desejo do Senhor é que sua família seja usada por ele para ganhar outras. Creia, a sua família vai ser modelo para a s demais!

Malaquias 4:6: Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais...

Isaías 61:1-9
1-     O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,
2-     Para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,
3-     E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.
4-     Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.
5-     Gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas.
6-     Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.
7-     Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.
8-     Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.
9-     Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.