quinta-feira, 8 de março de 2012

A SANTIDADE DO LÍDER

Exercer a liderança não é somente assumir um 'cargo', é sim antes de tudo ser modelo para aqueles que se vai liderar. E como ser modelo se não tiver uma vida santa ao Senhor?   

 "Então, Moisés tomou o óleo da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o consagrou; e dele aspergiu sete vezes sobre o altar e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a bacia e o seu suporte, para consagrá-los. Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo. Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o SENHOR ordenara a Moisés." (Lv. 8:10-13)

Quando observamos este texto vimos nele o querer de Deus para aquelas pessoas que desejam em seu coração serem usadas por Ele em sua obra. Quando o Tabernáculo foi levantado no deserto houve uma determinação do Senhor para que se separasse uma descendência que O serviria integralmente ali. O conhecidíssimo texto de Levítico 20:26 diz: “E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus”. Aqui nós vemos a essência do que é santidade.

Deus em si mesmo já é puro, e a palavra ‘SANTO’ diz isso, ou seja, ESSENCIALMENTE PURO, Deus é puro, Ele é Santo, e para servi-Lo no Tabernáculo que seria levantado ele escolhe a família de Arão. Veja no texto de Levítico 8 que Moisés sendo ordenado por Deus anteriormente pega o óleo de unção e ungindo o tabernáculo e tudo o que havia nele, santifica-os ao Senhor e também sobre a cabeça de Arão é derramado o óleo de unção separando-o definitivamente como sacerdote do Senhor. Daquele momento para frente ele e seus filhos teriam uma vida dedicada ao Senhor e à obra e não poderiam ter uma vida como a de qualquer outro na nação de Israel, teriam eles de ser santos ao Senhor, pois eram separados para Ele.
Ao falarmos de liderança, devemos entender que a visão de separação total ao Senhor não pode jamais se afastar de nós. Um líder precisa ter o cuidado extremo em manter-se santo em toda a sua vida, deixando prevalecer o querer de Deus e nunca se envolver com coisas que podem contaminá-lo, toda a sua vida deve ser levada em vigilância e santidade.
O líder tem que zelar de sua família com cuidado e amor. No seu trabalho deve ser ele testemunho de fidelidade ao Senhor. O seu cuidado deve ser extremo com as suas finanças para não dar oportunidade ao inimigo, deve ser dizimista fiel, precisa fugir de situações de ilegalidade como propina e sonegação e zelar do seu nome mantendo o pagamento de dívidas, pequenas ou grandes, sob controle. Também deve ele vigiar o seu coração, emoções, sentimentos e pensamentos para não ser contaminado por coisas impuras enviadas pelo inimigo. Cuidados devem ser tomados em relação ao sexo oposto, lembre-se que José estando no Egito preferiu correr e ser preso injustamente a ceder ao inimigo. Confira estes textos: I Co. 10:14, I Co. 6:18, I Tm. 6:11, II Tm. 2:22, II Tm. 3:5.
Uma equipe de líderes consegue suportar muitas pressões e ataques, mas se houver pecado, não só a equipe, mas a igreja também poderá sofrer perdas irreparáveis. Para que a autoridade investida na liderança permaneça é preciso haver uma aliança de santidade, e esta não pode ser quebrada, pois a autoridade sobre uma equipe de líderes é que trará conquista de território aonde quer que venhamos a pisar.
Todo líder precisa sondar diariamente o seu coração, suas motivações e práticas para ver se não há nem uma só semente de pecado deixada pelo inimigo. A vigilância deve ser constante, não se pode cochilar, pois a perda ocasionada pelo pecado pode não ser irreparável, mas pode ser que o trabalho de reconstruir seja muito doloroso e a pessoa pode não suportar tal pressão. Vigie!
Ser santo levará a cada líder a alcançar um nível maior de unção e autoridade, e alcançando isso nada poderá impedi-lo de alcançar o propósito de Deus para ele. O líder é separado para o Senhor e deverá manter-se santo a Ele. Todos os dias.
Deus o abençoe.
Fique na Paz vencedor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.