segunda-feira, 14 de maio de 2012

ENSINOS DA IGREJA PRIMITIVA

O que a igreja de hoje precisa aprender com a igreja do primeiro século. Em que estamos e em que não estamos parecidos com aquela igreja? Pegue sua bíblia e estude esta palavra. 


 


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (Atos 2:42-47)

A Igreja primitiva é mistério para nós, porque eu digo isto? Veja: Não tinham um ‘ministério’ de evangelismo, departamento de missões, tecnologia, mídia televisa... e outras coisas parecidas, no entanto cresciam de forma sobrenatural. Esta igreja alcançou milhões de almas em poucos anos.
Com certeza essa igreja tem muito a nos ensinar, e nós precisamos estar sensíveis ao Espírito para aprendermos.
A forma com que eles viviam na igreja do primeiro século é que trazia os resultados de impacto na sociedade. O amor verdadeiro praticado por eles era a base para tudo que faziam: pregar, ajudar, perdoar, resolver problemas entre os fiéis... Tudo era feito em amor.



Vamos ver abaixo algumas atitudes da igreja primitiva que fazia a diferença em sua frutificação:

A.     Abnegação material – Atos 4:32-35
É tremenda essa lição de como eles tratavam suas posses. Possuíam, mas não era como se não fosse seu; não era para o prazer próprio. Tinham alegria em ajudar aos outros. Não ficavam questionando e murmurando, eles simplesmente faziam.

B.     Suportavam as diferenças em amor – Efésios 4:1-3
É de ficar quase envergonhado falar sobre isso hoje, um tempo em que mais e mais ‘tribos’ tem se levantado e atrocidades acontecem por causa das diferenças. Esta igreja sabia que deveria de lutar para aceitar as diferenças uns dos outros. Muitos diferentes se convertiam todos os dias, e todos eram ensinados a praticarem o amor de Cristo uns aos outros. Compreendiam que todos estavam sendo transformados todos os dias.

C.     Perdoavam quem pecou e se arrependeu – II Coríntios 2:5-8
Uma das vergonhas da igreja de hoje é a quantidade de soldados feridos deixados pelo caminho. Pessoas que antes eram do convívio da igreja e que após um pecado e escândalo não conseguiu reerguer mesmo após arrependimento do ato pecaminoso. Alcançou o perdão de Deus, mas não alcançou o perdão dos ‘irmãos’. No texto Paulo diz que a igreja deve não somente perdoá-lo, mas também confortá-lo. Que benção!

D.    Acolhiam os fracos na fé – Romanos 14:1
Como sabemos ‘defender’ o evangelho com discussões sem fim, não é mesmo? O que a palavra nos instrui aqui é que devemos acolher os fracos na fé, e que não podemos fazê-lo com o intuito de discutir o que pode ou não pode dentro da igreja. Muitas dessas discussões estão apagando a pequena fé que muitos têm. E para vergonha maior, muitas dessas discussões são pelos canais de TV, para que um número maior de pessoas veja. Não podemos apagar o pavio que fumega – Is 42:3.

E.      Não faziam acepção de pessoas – Tiago 2:1-5
Eles sabiam que o valor da pessoa é dado por Deus e não pela aparência ou pelo que possui. O que Tiago está instruindo é que o valor de cada um em Cristo deve ser visto de forma contrária ao mundo. Diz-se no mundo que o ‘homem vale o quanto tem’, mas na vida Cristã o valor é delimitado por seu viver em Cristo, se Cristo morreu por todos logo todos tem o mesmo valor. Não podemos aceitar um e rejeitar outro, todos podem estar debaixo da graça da salvação, e uma vez estando nessa graça precisam ser aceitos e amados por todo o corpo.

F.      Eles eram amigos uns dos outros – I Pedro 3:8-9
Muitos são os casos em que pessoas saem da igreja dizendo que voltarão para o mundo por não encontraram amizades sinceras como tinham no mundo. Muitas vezes ignoramos tais fatos dizendo que ‘foi apenas uma desculpa para voltar ao pecado’, pode ser, ou não. O relacionamento interpessoal é importantíssimo para o ser humano, e se a pessoa não encontrar isso dentro da igreja com certeza ela se tornará mais vulnerável ao mundo. A igreja é ensinada por Pedro que não deveriam ser cheia de contendas e discussões, mas antes de tudo precisavam ser amigos uns dos outros. Maravilha isso, não? Busquemos isso para a igreja hoje.

G.    Eram unidos em tudo – I Coríntios 1:10
Não permitiam a divisão, pois sabiam que é na unidade que seriam fortes contra o maligno. Não permitiam um quere algo e o outro querer outra coisa. Não permitiam divisões nos propósito, antes estavam juntos em tudo que iriam fazer. Todos sabiam o que todos queriam, pois tinha um só pensamento, todos pensavam a mesma coisa. E isso os fazia forte. 

Precisamos retornar às práticas desta igreja. O que você pode fazer para que sua igreja seja ainda mais parecida com a igreja de primitiva? Pratique e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.