O Senhor é bom e opera milagres maravilhosos em nossas vidas. Contemplamos esses milagres porque cremos que o Senhor os pode operar.
Mas o que observo em muitas pessoas é que mesmo elas servindo ao Senhor, se batizando e indo cotidianamente às reuniões da igreja, não tem alcançado uma vida de plenitude no Senhor. Não exercem um ministério, e quando tentam não frutifica, a família está em constante discussão e com problemas, as finanças estão sempre em aperto e a vida espiritual vive em uma constante sobe e desce. A pergunta que fazemos nesses casos é óbvia: Porque isso acontece?
Uma das causas que o Senhor revelou-me é que muitas dessas pessoas que estamos falando não aprenderam a identificar o inimigo, aquele que veio para matar, roubar e destruir. A faculdade de observar as coisas, ver o que é errado e rejeitá-lo escolhendo o caminho certo é chamada de prudência, e isso falta a muitos crentes em Jesus.
Veja o que está escrito em Provérbios 14:15: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (NVI).
E o que esta palavra ensina é o que está faltando a muita gente nos dias de hoje. Acreditam em qualquer coisa, não analisam o que estão lendo, comprando, ouvindo, com quem estão namorando ou qual programa de TV estão assistindo. São inexperientes. Oram, jejuam, adoram ao Senhor, freqüentam uma célula e os cultos de domingo, mas não são prudentes no tocante às suas vidas. O inimigo entra e rouba-lhes a benção, e ele vem de mansinho, disfarçado. Como se pregava quando eu era criança “o diabo usa sapatinhos de algodão”, muitas das vezes ele vem de forma não assustadora e engana a muitos.
Foi exatamente isso o que aconteceu com o rei Ezequias em 2 Reis 20:12-18: “Naquela época, o rei da Babilônia, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, enviou cartas e um presente para Ezequias, pois soubera da doença de Ezequias. Ezequias recebeu em audiência os mensageiros e mostrou-lhes tudo o que havia em seus armazéns, a prata, o ouro, as especiarias e o azeite finíssimo, o seu arsenal e tudo que estava em seus tesouros. Não houve nada em seu palácio ou em seu reino que Ezequias não lhes mostrasse. Então o profeta Isaías foi ao rei Ezequias e lhe perguntou: "O que esses homens disseram? De onde vieram? " Ezequias respondeu: "De uma terra distante. “Vieram da Babilônia”. O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio?" Disse Ezequias: "Viram tudo em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado". Então Isaías disse a Ezequias: "Ouça a palavra do Senhor: Um dia tudo que se encontra em seu palácio bem como tudo o que os seus antepassados acumularam até hoje será levado para a Babilônia. Nada restará, diz o Senhor. Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se tornarão eunucos no palácio do rei da Babilônia".
O rei não foi prudente. Ele acreditou ‘nos presentes’ que Merodaque-Baladã lhe enviou e abriu as portas dos tesouros reais e até do arsenal de guerra que tinha. Mal sabia ele que aquilo era uma espécie de espionagem e que depois a Babilônia invadiria Judá e levaria cativo o seu povo e roubaria os seus tesouros.
Aprendemos coisas importantes nesse ato imprudente de Ezequias:
- O inimigo está atento às nossas vidas. O rei babilônico sabia a hora certa, ele estava informado da doença e cura de Ezequias, era uma boa hora de ele colocar seu plano em ação. Em I Pedro 5.8 diz que ele está ao derredor, rugindo como leão procurando alguém para devorar. Cuidado.
- Não podemos nos agradar dos presentes do inimigo. Foi o que aconteceu com o rei judaico. O veneno vem embutido em coisas que às vezes não se espera. No programa de TV, no filme de cinema, no bate papo com o colega de trabalho, na viagem de férias, na amizade nova com alguém desconhecido, na oportunidade de ganhar um dinheiro extra... Cuidado.
- Não podemos abrir nossos tesouros. Não podemos permitir que o inimigo entre em nossos tesouros. Que tesouros são esses? Aquelas coisas que são importantes para você. A sua vida espiritual, sua família, suas finanças, seu ministério pessoal, sua liderança, suas emoções e sentimentos, etc. não abra a porta da sua vida para que o diabo entre nela. Quando Deus colocou Adão no jardim ele disse para que este lavrasse e vigiasse o mesmo. Lavrar é trabalhar para dar frutos, acredito que podemos falar que isso é relacionado com nossa vida espiritual e as bênçãos de Deus em para nós. Mas Deus manda também que adão vigie o jardim, tinha alguém que não poderia entrar lá da mesma forma que ele não pode entrar na sua vida hoje. O pecado, ou seja, a desobediência à palavra de Deus foi a porta aberta por Adão para a entrada do inimigo. Abra os olhos com a sua vida.Cuidado.
- Identificar o inimigo e por onde ele entrou.
- Se houver pecado é preciso arrepender-se e confessar.
- Não permitir que o inimigo volte, a porta precisa ser fechada. Quando Jesus ministrou à mulher que havia sido apanhada em adultério ele disse a ela: vá e não peques mais, ou seja, feche a porta.
- Você precisa crer que a sua vitória está em Cristo Jesus. I Corintios 15:57 diz: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Abra os olhos e vigie, tenha o cuidado de analisar a sua vida e suas práticas, seja prudente com o que você ouve e recebe de outros, não permita o inimigo entrar e então verás grandes milagres acontecer não só em você, mas também através de você na vida de muitas outras famílias.
Fique na Paz, Vencedor!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.