segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UMA NOVA HISTÓRIA


“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” (I Sm 4:9-10)

Essa história é a de um homem vencedor e próspero. Deus o ouviu e lhe deu tudo que pediu. É o que todos nós queremos. Todos querem que suas orações sejam ouvidas e respondidas por Deus. São muitas as necessidades que temos e as apresentamos ao Senhor para que Ele possa abrir portas e que sejamos abençoados. Vida financeira, casamento, dons espirituais, ministério, os filhos, os pais, etc. Etc... E é maravilhoso quando aprendemos que esse é o chamado de Deus para nós. A vontade do Senhor é justamente que alcancemos um nível de comunhão e relacionamento com Ele a ponto de que tudo que Lhe pedirmos sejamos ouvidos.


Veja esse texto de João 15-16:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
Todos podem ter as suas orações ouvidas.

Algumas pessoas não acreditam nisso, vivem uma vida dentro da igreja, ouvem todo o tipo de pregações, mas a sua mente não se abre para compreender a vontade de Deus para todos nós. Alguns podem chegar a dizer: “Pessoas vencedoras como Jabez são poucas.” Talvez meçam isso pelo fato sua vida ter sido ‘difícil’ e cheia de percalços, muitas vezes a história de vida anula o mover de Deus na vida da pessoa.


Jabez também teve a sua história. Veja só o significado do seu nome: “Aquele que causa dores”. Seu nome era esse devido às dificuldades de sua mãe quando do momento que foi lhe dar luz. Algo errado aconteceu fazendo-a sofrer muito, e quando ela vê o recém nascido lhe chama Jabez, o que causa dores. Isso foi com certeza uma marca negativa na vida dele. Sempre que ouvia seu nome ele se lembrava de sofrimento. Mas o texto bíblico que nós lemos sobre a sua história nos mostra algo tremendo e maravilhoso, ele rompeu todas as barreiras e foi um vencedor, a dor não o prendeu. Ele não ficou refém das suas dificuldades desde o nascimento, ele resolveu escrever para si mesmo uma história de superação e vitória, aprendeu a ter vida com Deus, e isso lhe abriu as portas. Foi abençoado! Aleluia!


Cada um de nós tem uma história, e em muitos momentos essa história é de tristeza e sofrimento. Muitos não vencem e usam o seu passado como desculpa.
A. O casamento que não deu certo;
B. A separação dos pais;
C. Minha família é pobre;
D. Não aprendi uma profissão;
E. Fui molestado e/ou estuprado quando criança;
F. Sou muito tímido;
G. O meu líder pecou.
Veja o que Deus diz a esse respeito em I Samuel 2:7-8:

“O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para fazê-lo assentar entre os príncipes, para fazê-lo herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.”

Quem disse essa palavra? Ana. E qual é a história de Ana? Esterilidade, vergonha e humilhação. Ela viveu no ‘monturo’ mas Deus a exaltou e lhe deu filhos. E isso é o que Deus fez com um sem número de pessoas na Bíblia ainda hoje isso continua acontecendo, Ele continua mudando a história de muitas pessoas.

O que fazer para viver essa palavra na minha vida?

1. Crer em Deus e em sua palavraDeus não o abandonou e nem se esqueceu de você. Elias pensou isso, achou que estava só e pediu a morte, mas Deus lhe mostrou que ele tinha muito o que fazer para Deus. Repare que no texto de I Samuel diz que “D’Ele são as colunas da terra”, ou seja, Ele tem o domínio e sustenta todas as coisas, inclusive a sua vida.

2. Acreditar em você mesmoVocê tem capacidades que Deus lhe deu. Veja:
“Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” (Ef 4:8).
Você poderá fazer muitas coisas porque Deus lhe capacita, tanto espiritual quanto naturalmente, isso é tremendo. Acredite que o Senhor está com você .(Mq 3:8).
“Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado.”


3. Ter atitudes de VencedorSair da caverna. Essa é a receita. Foi o que Elias fez quando Deus lhe falou. Ana foi para o templo orar. Jabez rompeu as barreiras e creu em Deus.
Você não pode ficar parado nas suas dificuldades, se levante e saia em busca do milagre de Deus em sua vida. Permita que Ele mude a sua história e você contará grandes vitórias, pois suas orações serão ouvidas, todas elas!


Glória a Deus!!!
Fique na paz, vencedor!!!

Um comentário:

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.