segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O BOM SAMARITANO, JESUS.

Leia com muita atenção esta parabola dita pelo Mestre Jesus em Lucas 10:30-35:
"Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para
Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de
tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se,deixando-o semimorto.
Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar."

Esta palavra para nós é poderosa. A nossa vida vida é às vezes cheia de percaussos, muitas vezes nos deparamos com situações que nos deixam meio sem o que fazer. Quam nunca se sentiu assim antes? Esse momento pode ser uma enfermidade, a demissão do trabalho, um problema na família, um revés financeiro, o filho que usa drogas, uma queda na vida espiritual, uma ferida causada por palavras de uma pessoa querida ou qualquer outra 'emergência'.
A pergunta sempre é a mesma: "E agora, o que fazer?"
Jesus nesta parábola nos ensina algo precioso para nós a respeito d'Ele mesmo. A lição seria de imediato para que aprendéssemos como tratar o outro mas Ele nos ensina como Ele mesmo nos trata nas horas difíceis da vida. A atitude do bom samaritano é a mesma que Jesus tem para conosco nessas horas. Vejamos o que o samaritano fez e o que Jesus nos faz:

  1. Ele aplicou óleo e vinho sobre os ferimentos do ferido. Tremendo isso, não? Veja que as situações que muitas vezes passamos faz de nós pessoas feridas. Essas feridas corroem a alma, deixando marcas que muitas das vezes impedem a pessoa de romper e crescer em quase todas as áreas da vida. Uma pessoa ferida tem problemas de relacionamento na família, tem dificuldade de estabilade no trabalho, a sua comunhão com Deus fica abalada, mas o que Jesus nos oferece aqui é uma unção que cura todas essas feridas. Óleo e vinho são símbolos do Espírito Santo e é ele que entra no coração humano e faz com que todas as marcas deixadas pelos traumas vividos por uma pessoa sejam totalmente saradas, só o Senhor Jesus pode fazer isso.
  2. Ele colocou o ferido sobre o seu própio animal. Esse era o meio de transporte dele, algo essencial para um povo que vivia em uma região deserta como aquela. Jesus nos diz que Ele veio para servir, e o que é servir? Servir nada mais é do que oferecer ao outro o que você tem de melhor e foi exatamente isso que Ele faz por nós. O que Ele tinha de melhor nos foi oferacido, Ele entregou a sua própria vida em uma cruz por nós. Ele nos deu o mais precioso que havia sido tirado do homem pelo pecado de Adão, a vida. Acredito que quando Jesus nos dá o melhor não é apenas (se é que podemos dizer assim) a vida, tudo o mais que precisamos Ele no oferece pela sua infinita graça.
  3. Ele o levou para a hospedaria. Um homem que acabara de ser assaltado precisava de um lugar que lhe transmitisse segurança. Quem já ficou sobre a mira de uma arma de fogo como eu mesmo já fiquei sabe qual a necessidade de estar em segurança. O mundo de hoje está praduzindo milhares de pessoas que não tem nenhuma segurança. é o medo do bandido, é a insegunça na vida profissional que hoje se está empregado e amanhã outro já assume o seu lugar o deixando com as dívidas, são os filhos expostos a todo tipo de violência e perigo muitas das vezes dentro da própria escola, são as exigências cada vez maiores em quase tudo que se vai fazer, e muitas outras coisas. O Salmo 91 diz que "aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará", outro Salmo diz que "eu me deito e durmo porque o Senhor me sustenta". Por um acaso não é isso que as pessoas que estão com falta de segurança estão precisando? Sim elas estão precisando d'Aquele que após sermos surpreendidos por problemas diversos olha para nós e nos conduz a um lugar de segurança, a Sua presença. "Em teus braços Senhor eu posso descançar".
  4. Ele pagou a dívida do ferido. Aleluia! Desde Adão o homem tinha uma dívida pelo pecado cometido. Não havia outra forma de ser quitada essa dívida se não fosse por meio de Jesus, o Cordeiro sem defeito, o sacrifício perfeito para que fosse aceito por Deus como pagamento dessa dívida milenar. Veja Colossenses 2:14: "tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;" . Isso é maravilhoso!

Jesus é o Bom Samaritano, aquele que faz todas esas coisas por nós e em nós. E o que eu devo fazer para que tudo isso se cumpra em minha vida então? Eu preciso crer em Jesus e aceitar que Ele possa mudar a minha vida. A fé é o meio pelo qual todas as coisas feitas por Ele ali na cruz sejam liberadas sobre a minha vida, eu preciso crer.

Creia e hoje mesmo coisas maravilhosas da parte de Deus podem acontecer em sua vida. Você pode desfrutar de tudo que Ele tem para você e sua família. Não aceite mais situações de destruição e derrotas na sua vida pois Ele, o Bom Samaritano, está pronto a cuidar de você, Ele te colocará em um lugar seguro e transformará toda a sua vida.

Creia e receba!

Fique na paz, vencedor.

2 comentários:

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.