segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MAL INVISÍVEL

O Senhor é bom e opera milagres maravilhosos em nossas vidas. Contemplamos esses milagres porque cremos que o Senhor os pode operar.

Mas o que observo em muitas pessoas é que mesmo elas servindo ao Senhor, se batizando e indo cotidianamente às reuniões da igreja, não tem alcançado uma vida de plenitude no Senhor. Não exercem um ministério, e quando tentam não frutifica, a família está em constante discussão e com problemas, as finanças estão sempre em aperto e a vida espiritual vive em uma constante sobe e desce. A pergunta que fazemos nesses casos é óbvia: Porque isso acontece?

Uma das causas que o Senhor revelou-me é que muitas dessas pessoas que estamos falando não aprenderam a identificar o inimigo, aquele que veio para matar, roubar e destruir. A faculdade de observar as coisas, ver o que é errado e rejeitá-lo escolhendo o caminho certo é chamada de prudência, e isso falta a muitos crentes em Jesus.

Veja o que está escrito em Provérbios 14:15: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (NVI).

E o que esta palavra ensina é o que está faltando a muita gente nos dias de hoje. Acreditam em qualquer coisa, não analisam o que estão lendo, comprando, ouvindo, com quem estão namorando ou qual programa de TV estão assistindo. São inexperientes. Oram, jejuam, adoram ao Senhor, freqüentam uma célula e os cultos de domingo, mas não são prudentes no tocante às suas vidas. O inimigo entra e rouba-lhes a benção, e ele vem de mansinho, disfarçado. Como se pregava quando eu era criança “o diabo usa sapatinhos de algodão”, muitas das vezes ele vem de forma não assustadora e engana a muitos.

Foi exatamente isso o que aconteceu com o rei Ezequias em 2 Reis 20:12-18: “Naquela época, o rei da Babilônia, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, enviou cartas e um presente para Ezequias, pois soubera da doença de Ezequias. Ezequias recebeu em audiência os mensageiros e mostrou-lhes tudo o que havia em seus armazéns, a prata, o ouro, as especiarias e o azeite finíssimo, o seu arsenal e tudo que estava em seus tesouros. Não houve nada em seu palácio ou em seu reino que Ezequias não lhes mostrasse. Então o profeta Isaías foi ao rei Ezequias e lhe perguntou: "O que esses homens disseram? De onde vieram? " Ezequias respondeu: "De uma terra distante. “Vieram da Babilônia”. O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio?" Disse Ezequias: "Viram tudo em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado". Então Isaías disse a Ezequias: "Ouça a palavra do Senhor: Um dia tudo que se encontra em seu palácio bem como tudo o que os seus antepassados acumularam até hoje será levado para a Babilônia. Nada restará, diz o Senhor. Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se tornarão eunucos no palácio do rei da Babilônia".
O rei não foi prudente. Ele acreditou ‘nos presentes’ que Merodaque-Baladã lhe enviou e abriu as portas dos tesouros reais e até do arsenal de guerra que tinha. Mal sabia ele que aquilo era uma espécie de espionagem e que depois a Babilônia invadiria Judá e levaria cativo o seu povo e roubaria os seus tesouros.

Aprendemos coisas importantes nesse ato imprudente de Ezequias:
  1. O inimigo está atento às nossas vidas. O rei babilônico sabia a hora certa, ele estava informado da doença e cura de Ezequias, era uma boa hora de ele colocar seu plano em ação. Em I Pedro 5.8 diz que ele está ao derredor, rugindo como leão procurando alguém para devorar. Cuidado.
  2. Não podemos nos agradar dos presentes do inimigo. Foi o que aconteceu com o rei judaico. O veneno vem embutido em coisas que às vezes não se espera. No programa de TV, no filme de cinema, no bate papo com o colega de trabalho, na viagem de férias, na amizade nova com alguém desconhecido, na oportunidade de ganhar um dinheiro extra... Cuidado.
  3. Não podemos abrir nossos tesouros. Não podemos permitir que o inimigo entre em nossos tesouros. Que tesouros são esses? Aquelas coisas que são importantes para você. A sua vida espiritual, sua família, suas finanças, seu ministério pessoal, sua liderança, suas emoções e sentimentos, etc. não abra a porta da sua vida para que o diabo entre nela. Quando Deus colocou Adão no jardim ele disse para que este lavrasse e vigiasse o mesmo. Lavrar é trabalhar para dar frutos, acredito que podemos falar que isso é relacionado com nossa vida espiritual e as bênçãos de Deus em para nós. Mas Deus manda também que adão vigie o jardim, tinha alguém que não poderia entrar lá da mesma forma que ele não pode entrar na sua vida hoje. O pecado, ou seja, a desobediência à palavra de Deus foi a porta aberta por Adão para a entrada do inimigo. Abra os olhos com a sua vida.Cuidado.

O que se deve fazer então? Vejamos:

  1. Identificar o inimigo e por onde ele entrou.
  2. Se houver pecado é preciso arrepender-se e confessar.
  3. Não permitir que o inimigo volte, a porta precisa ser fechada. Quando Jesus ministrou à mulher que havia sido apanhada em adultério ele disse a ela: vá e não peques mais, ou seja, feche a porta.
  4. Você precisa crer que a sua vitória está em Cristo Jesus. I Corintios 15:57 diz: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Abra os olhos e vigie, tenha o cuidado de analisar a sua vida e suas práticas, seja prudente com o que você ouve e recebe de outros, não permita o inimigo entrar e então verás grandes milagres acontecer não só em você, mas também através de você na vida de muitas outras famílias.


Fique na Paz, Vencedor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.