terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CHAMADOS PARA IR!!!



Não é surpresa quando dizemos que temos um chamado. Todos dizem isso. O que na verdade me deixa um tanto que preocupado é que o ‘fazer discípulos’ muitas vezes não é levado tão a sério por muitos crentes. O que muitos não entendem é que a bíblia toda trata desse assunto de forma mais séria que imaginamos.

A ALIANÇA ABRÃMICA É O COMEÇO DE TUDO.

Dom Richardson chamou essa aliança de ‘a espinha dorsal da Bíblia’. Não estou dizendo começo do mundo, criação do homem ou das coisas existentes. Mas o começo do evangelho como conhecemos hoje através de Cristo.

Vamos ler Gênesis 12:1-3.
“Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Três coisas são muito importantes neste texto:
1. A Benção de Javé a Abrão;
A presença d’Ele ou a sua aprovação. Quando Ele abençoa alguém Ele está dizendo que o aprova e que estará com ele em todos os momentos.
2. A promessa de autoridade, poder;
‘De ti farei uma grande nação e te engrandecerei o nome... ’ Deus daria a Abraão muitos filhos e riquezas. Isso daria a ele poder para lutar contra os outros clãs e lhe daria condições de sobrevivência em uma guerra.
3. E a promessa estendida a todas as famílias da terra.
Não seria somente Abrão e seus descendentes que seriam abençoados, mas todas as famílias da terra. Não seria somente Abrão, mas todos os seus descendentes deveriam ser ‘benção’ na vida de todas as outras famílias da terra.

Essas três questões movem toda a bíblia. Na verdade ‘essa palavra é imutável’, não pode ser alterada.

Veja Hebreus 6:37:
“Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento.” A promessa d’Ele a Abraão seria velada para sempre, e Deus sempre trabalhou para o seu cumprimento. Leia Gênesis 22 e verás.

Vejamos alguns exemplos de como os filhos de Abrão foram usados para ser benção na vida dos gentios, as ‘outras’ famílias da terra:
1) José abençoou o Egito;
2) Os espias abençoaram Raabe, uma prostituta cananéia
3) Noemi abençoou Rute e Orfa, moabitas
4) Moisés abençoou seu sogro Jetro, midianita
5) Elias abençoou a viúva de Sarépta, em Sidom
6) Elizeu abençoou Naamã, sírio
7) Jonas, embora com relutância, foi benção para a população de Nínive
8) Salomão foi benção para a Rainha do Sul, Sabá
9) Contaríamos muitos outros...

Veja essa palavra profética sobre Jesus em Isaias 49:6:
“Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

A PALAVRA DA PROMESSA A ABRAÃO SE CUMPRE NO MESSIAS

(Lucas 2:32)
“Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”

Glória a Deus, os gentios teriam a revelação da salvação através de Jesus, o descendente de Abraão. Jesus foi o descendente de Abraão que veio para ser a ‘luz dos gentios’. Ele veio para que por meio d’Ele se cumprisse a promessa feita a Abraão. Foram também muitos os casos em que Jesus foi benção para gentios: Um homem de Gadara; a mulher síro-fenícia; a mulher samaritana, o centurião romano...

Quando Jesus chega ao último momento na terra Ele dá aos discípulos a ordem de pregar o evangelho a ‘todas’ as famílias da terra, é o texto que chamamos de ‘A Grande Comissão’:

(Mt 28:19)
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
Os discípulos deveriam ser benção para todos os povos

E AINDA, A PALAVRA SE CUMPRE NA IGREJA

(Atos 1:8)
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Ou seja, a todas as famílias.

Há uma relação muito forte entre esse texto e Gênesis 12. Só que agora o poder não seria uma descendência carnal ou domínio financeiro, o poder seria espiritual e os filhos seriam discípulos ganhos através da Palavra pregada.

O que Jesus disse de Paulo expressa o cumprimento da promessa:

(Atos 9:15)
“Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”

Esse é o chamado para a igreja hoje:

Leia Atos 13:2:
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.”
O CHAMADO DE DEUS É PARA QUE POSSAMOS GANHAR ALMAS, SER BENÇÃO NA VIDA DAS FAMÍLIAS.
VOCÊ PODE ABRIR UMA CÉLULA, PREGAR PARA ALGUÉ, INTERCEDER POR OUTROS, POIS VOCÊ PRECISA SER ‘BENÇÃO PARA OUTROS’, POIS VOCÊ TAMBÉM É FILHO DE ABRAÃO PELA FÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.