sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FILHOS DA LUZ






Efésios 5:1-5: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor... Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”


Esse texto traz para cada crente, aquele que confessou Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, uma responsabilidade de transformação em toda a sua vida. O evangelho de Cristo é transformação, a partir do momento que O conhecemos precisamos impor a nós mesmos uma disciplina para mudança em todo o nosso viver, ou seja, sermos imitadores de Deus como convém aos santos.



Veja o que diz o verso 8 desse mesmo capítulo: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

Quero trazer aqui algumas áreas em se faz necessário a mudança a partir do momento que passamos das trevas para a luz. Vejamos:

1°- VOCABULÁRIO. No mundo aprendemos a falar como nos convém, mas agora em Cristo precisamos entender que somos boca de Deus e não podemos carregar conosco palavras que antes usávamos. Palavrões, gírias, malícias, xingamentos, piadas e outras expressões precisam dar lugar a palavras de adoração e ações de graças. A forma com que nos referimos às pessoas precisa ser diferente. Verifique o seu vocabulário e veja se não precisa ser transformado.



2°- VESTUÁRIO. O diabo plantou no mundo a semente da sensualidade, e essa tem destruído muita gente. O que precisamos entender é que esse mal precisa ser cortado definitivamente quando conhecemos Jesus, e isso vale para homens e mulheres. Roupas decotadas ao extremo, coladas totalmente ao corpo, curtas demais, transparentes ou qualquer outro tipo que exponha o corpo à sensualidade não pode fazer parte do guarda roupas de uma pessoa de Deus. Santifique a sua vida e cuide da santidade do seu irmão. Muitas vezes se torna difícil conversar com pessoas do sexo oposto por causa de roupas que deixam a mostra aquilo precisava estar coberto. Vigia crente!



3°- FINANÇAS. Muitos cuidam das outras áreas da vida e se esquecem dessa que é tão ou mais importante quanto. Muitas vezes sabemos de fatos praticados por pessoas de Deus que nos causam vergonha. Precisamos andar como filhos da luz. Não podemos ter as práticas antigas agora que servimos ao Senhor. Pagar propina, comprar e não pagar, pedir emprestado e não honrar o compromisso, gastar mais do que se ganha... São atitudes impróprias para um crente em Jesus. É quase incontável o número de irmãos que está com o nome negativado no SPC e Serasa e não estão nem se importando em fazer alguma coisa para mudar. Veja 2 Coríntios 6:3: “não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.” Preciso ser dizimista e ofertante, mas preciso também cuidar da administração das finanças para que Deus possa me abençoar.



4° - FAMÍLIA. O forma com que a família vive expressa muito o nível de transformação que tiveram, ou não, em Cristo. O relacionamento esposo/esposa e pais e filhos precisa ser alcançado pelo poder de Deus. Pais que espancam seus filhos, ou não os educam com disciplina (lembremo-nos que Provérbios diz que o filho sem disciplina vem a envergonhar sua mãe), maridos e esposas que não tratam seus conjuges como manda as escrituras, tudo isso mostra a necessidade de Deus fazer parte da família em casa e não somente no templo, junto com a igreja.



5° - LAZER. Não! Não somos proibidos de descansar ou termos nosso lazer e momentos de diversão. Mas o que muitos não sabem, ou fazem questão de não saberem, é que o inimigo usa e muito essa área para trazer um esfriamento espiritual na vida do crente. O que dizer dos programas televisivos assistido por grande parte dos cristãos? Sensualidade, piadas indecentes, palavrões, adultério, traições... Cuidado com as novelas, programas humorísticos, BBB, filmes cada vez mais diabólicos. Podemos nos divertir, sair de casa no fim de semana, mas a pergunta é: Para onde eu estou indo? Quais os lugares você está frequentando? O que a bíblia nos diz é que devemos fugir de toda aparência do mal. Muito cuidado com a sua vida.



Como filhos da luz, precisamos deixar que ela, essa Luz que é Jesus, entre por toda a nossa vida, alcançando todo o nosso ser, para que possamos ser testemunhas fiéis do Senhor e não sejamos envergonhados e nem venhamos a ser motivo de vergonha para outros irmãos.




Fique na Paz, Vencedor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.