terça-feira, 8 de novembro de 2011

LIDERANÇA, O que não pode faltar em um Líder.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los... (Mt. 5:1-2).










                O que podemos dizer sobre liderança? Muito se fala no que é ser um líder, e muitas é as receitas, muitas vezes “miraculosas”, para se fazer um líder. O que quero expressar aqui não são essas receitas. É meu desejo olharmos para aquele que foi o maior líder da história, aquele que não tinha recursos tecnológicos, internet e nem uma parafernália moderna que temos hoje e conseguiu influenciar multidões com sua palavra.

É claro que podemos dizer que Jesus é o Filho de Deus e, portanto só isso já seria suficiente para atrair o povo a Ele, mas eu entendo que algumas características humanas e a forma com que Ele lidava com as pessoas fizeram muita diferença no ministério terreno do Messias.
Observamos na vida de Jesus que as pessoas queriam estar do lado d’Ele sempre, onde Ele estava lá também estava a multidão, como a descrita no texto de Mateus usado acima. É o que todos nós líderes e pastores querem: milhares de pessoas nos seguindo e querendo nos ouvir. Mas veja que as multidões que seguiam Jesus tinham os seus anseios supridos pelo Mestre. Entendo que aquele que quer ver frutos no seu ministério precisa entender que as pessoas querem ver alguma coisa nos líderes que justifiquem o segui-lo.
Liderar é influenciar pessoas para o objetivo que você quer que elas sigam. Liderar é conduzir o outro, é levá-lo a ouvir-te e obedecer-te com o coração alegre e sem fardo. Um líder/discipulador deve compreender que é chamado para influenciar pessoas para o Reino de Deus. Ele é chamado para liderar pessoas em direção a uma vida nova. Não se pode ignorar o fato de que muitas vezes essas pessoas chegam feridas pelo inimigo e cheias de traumas ocasionados pelo pecado, essas pessoas assim como no tempo de Jesus precisam ser conduzidas em direção à nova vida que o Senhor tem para elas. Quando o Salvador Jesus reunia aquelas pessoas e começava a ensiná-las, Ele as estava levando a conhecer essa novidade de vida, todos os traumas e dores que elas carregavam poderiam fazer parte do passado se elas ouvissem e seguissem Aquele que lhes falava assentado em meio à relva daquele monte.
As palavras do Mestre soavam como um alívio aos ouvidos daquela gente.
Entendo que hoje o mundo está gritando por socorro, pedindo ajuda , querendo sair do sofrimento que o inimigo, chamado Satanás, está lhe trazendo. O que está faltando então já que queremos ter quem nos segue e tem pessoas querendo seguir alguém? O que está faltando é líderes de verade! Pessoas que carregam em si mesmas as características que faziam com que Jesus atraia a Ele as multidões.  O amor com que Cristo se aproximava dessas pessoas fazia a diferença, a vontade de resolver de verdade os problemas delas, a preocupação verdadeira e a disponibilidade de ouvir e é claro o poder e autoridade para repreender todos os males da vida delas.
O que observamos com muita tristeza é que muitos hoje estão querendo apenas o status da liderança, estão com isso abandonando os princípios básicos do Mestre. E Ele deve ser nosso modelo. Se você está procurando fórmulas de desenvolver sua liderança e vê-la frutificar eu quero aconselhá-lo que você está precisando olhar mais para Jesus.
Responda para você mesmo: Você gostaria de ter um líder como você? Jesus pode confiar totalmente em sua liderança e lhe entregar pessoas para serem cuidadas? Essas pessoas verão em você os princípios de liderança de Jesus? Você ensinará a essas pessoas coisas que você sabe ou coisas que você faz?
Não se esqueça que “basta ao discípulo ser como o seu mestre” (Mt. 10:25). Jesus é a nossa referência, é pra Ele que precisamos olhar diariamente para que possamos ser tudo aquilo que somos chamados para ser.
A liderança que a igreja precisa é uma liderança fiel ao Senhor e aos Seus propósitos.
Os líderes precisam trazer em si a revelação do que é ser um líder, ele tem que buscar diariamente as características espirituais e pessoais que farão dele o líder que Deus quer que ele seja. O líder precisa ter na sua mente o desejo ardente de ser um referencial para os outros, mas tem que entender que a maior liderança não é aquela que diz ou manda, mas sim aquela que faz e dá o exemplo, não teórico, mas prático.
O maior líder pra mim não é aquele que sabe mandar bem, pra mim, modelo de liderança é aquele cuja teoria se tornou em prática e que ele pode mostrar aos outros as cicatrizes da batalha junto com os frutos colhidos na vitória. O pastor americano Rick Warren diz em seu livro ‘Uma Igreja com Propósitos’ que ‘ninguém entende melhor de gatos do que aquele que já apanhou um pelo rabo’. E você? Quantos gatos você já apanhou pelo rabo no seu ministério? Quais são as suas experiências para os outros? Pois é, alguns se esquecem de que o gato tem unhas, mas no dia que o apanham pelo rabo descobrem o quão ruim é levar uma unhada dele, mas aí fica a experiência. O ministério tem sim os seus desafios, mas o líder que assume de fato sua liderança tem muitos milagres para testemunhar aos outros.
Querido discípulo de Jesus, liderança é experiência de prática e é isso que Deus o chama a fazer, praticar o seu chamado, um chamado de liderança. Cumpra-o e serás recompensado com os frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.