quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O DISCIPULADO QUE ALCANÇA AS GERAÇÕES

"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros."
(II Tm 2:1-7, leia todo esse texto).
O discipulado foi instituído por Deus para que gerações sejam alcançadas de forma que todos sejam instruídos na verdade.
Neste texto de II Timóteo quatro gerações são alcançadas:


                          1º.            O apóstolo Paulo;
                          2º.            O discípulo Timóteo;
                          3º.            Os homens idôneos;
                          4º.            Os outros que seriam instruídos.
Esse é o discipulado que agrada a Deus, pois há frutos. Se olharmos pelos olhos do Senhor, com certeza, veremos que a vontade d’Ele é que alcancemos todas as gerações de todos os povos, “... ide e fazei discípulos de todas as nações...” disse Ele (Mt 28:19).
A igreja precisa compreender que se o discipulado for aplicado com seriedade e responsabilidade por todos, alcançaremos uma multidão em poucos anos. Temos muitos modelos de discipulado aplicados através dos anos. Muitos foram os homens que Deus usou para ensinar a igreja o seu dever de discipular. Uma conta simples, mas que pode abrir nossos olhos é a seguinte:
Digamos que temos uma igreja local com 120 pessoas comprometidas em discipular outros, cada um desses 120 ganha e discipula uma pessoa em um ano (isso mesmo, uma pessoa somente) no fim de um ano teremos 240 quarenta pessoas, veja o quadro a seguir:
®    1º ano 120x2=240
®    2º ano 240x2=480
®    3º ano 480x2=960
®    4º ano 960x2=1920...
Cada crente, discípulo verdadeiro do Senhor Jesus, precisa estar inserido em uma dessas gerações, ganhando almas e as discipulando. Paulo no texto acima usa três tipos diferentes de profissões para ilustrar qual deve ser o caráter do discipulador, aquele que ouve o chamado e o atende. Vejamos:

1.     Soldado - Um soldado luta pela causa dos outros, ele não defende o que é seu. Ele simplesmente se coloca em uma posição de perigo para defender outra causa que não a sua, pois o seu dever é agradar aquele que o alistou para a guerra. Nós lutamos pela causa do Senhor, precisamos abrir mão da segurança própria para agradarmos a Ele. Mesmo que para isso corramos riscos eminentes, ainda que tenhamos de nos expor em situações contrárias, ainda assim precisamos atender ao chamado de Deus para discipular pessoas, levando-as ao conhecimento da verdade.
2.     Atleta - O atleta tem um treinamento rigoroso para alcançar seus objetivos. Sua rotina de vida é levada de acordo com o que ele quer conquistar, sua alimentação, hora de dormir, o lazer... Tudo que o envolve não é medido pelos seus desejos, mas sim por suas metas. O que ele faz é de acordo com a necessidade do que ele quer conquistar. O que você quer conquistar? Discípulos? Então você precisa mudar sua rotina de vida. Para ser e fazer discípulos é preciso que se renunciem muitas coisas, e quem quer preservar a si mesmo não conseguirá disciplinar-se no propósito do Mestre. As regras não podem ser violadas jamais.
3.     Lavrador - O trabalho do lavrador é árduo. Sei disso, pois eu mesmo já dei o duro em lavouras afins. Não é fácil preparar a terra para o plantio. Digo sempre às pessoas quando prego sobre isso que elas não sabem o trabalho que tem para que aquele arroz chegue à sua mesa. Até ver o fruto, muito trabalho foi dispensado. No trabalho do Reino é assim. Você quer ver resultados? Você quer ver frutos no seu ministério? Você quer discípulos te seguindo? Quero dizer algo a você: Para termos os frutos esperados no discipulado precisamos trabalhar muito. Não queira frutos fáceis. Não pense que um dia você decidirá que vai ter milhares e no outro já acordará com esses milhares junto com você. Para ganhar os seus milhares você precisará trabalhar muito. Quer frutos? Então comece a preparar sua lavoura, não tenha medo do trabalho. E ao trabalhar não queira que o fruto brote antes da hora, tudo tem o seu tempo. Se você trabalhar de forma legítima com certeza você irá gozar dos frutos, creia!

O discipulado é espiritual – Foi o que Paulo disse a Timóteo, veja: “... o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.” (II Tm 2:7). Quem daria entendimento a Timóteo sobre o discipulado seria o próprio Senhor Jesus. Querido irmão, quero no amor de Cristo falar algo a você: não queira jamais compreender o discipulado e o seu preço de uma forma natural, quem irá dar o entendimento de tudo é o Senhor, é o Espírito Santo quem ministra ao coração de cada um sobre esses valores.
Isso não é tremendo? Nós precisamos buscar essa revelação.
Existem milhões de almas esperando aqueles que se disponham a ir para sejam salvas.
Deus o abençoe.
Fique na paz vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.