quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A VISÃO DO LÍDER

Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
(Dn 1:17)



        Daniel foi um homem de Deus. Suas experiências nos marcam a cada vez que as lemos. O texto acima nos mostra que os quatro jovens escolhidos para servirem à mesa do imperador babilônico tinham características semelhantes, salvo o que diz de Daniel: ‘ele recebeu o entendimento de toda a visão e sonhos’. Sonhos falam daquilo que queremos, visão fala daquilo que seremos. Em muitos momentos observamos pessoas que querem

muito (sonham), mas na verdade não tem uma visão clara de como alcançarão. É o que vemos muitas vezes na vida dos discípulos de Jesus antes de terem uma experiência com o Espírito Santo. Eles entendiam que queriam reinar com cristo, mas a visão deles de como aquilo iria acontecer era totalmente fora da realidade ensinada pelo Mestre. Por ventura isso não acontece hoje com muitos que não tem uma visão específica de como alcançar os seus sonhos?
        Um líder não tem apenas sonhos. Sei como poucos o quanto é importante sonhar, sou um sonhador convicto e minhas conquistas de hoje são frutos de sonhos gerados em momentos de muitas dificuldades e provações, com tudo isso sei que o sonho por si só não leva ninguém a conquistar algo na sua vida. Os sonhos de uma pessoa precisam ser acompanhados de uma visão ampla de como esses sonhos serão alcançados. Daniel sonhava, interpretava sonhos e tinha visões e as interpretava, ou seja, não havia mistérios para ele, esse é justamente o ponto “X” da visão: não há mistérios. Deus não quer nos privar do que irá acontecer no futuro de sua obra. Quais são as conquistas, as estratégias e os moveres para a igreja amanhã? Deus os dará a conhecer àqueles que têm visão espiritual para compreendê-las.
        Muitos são os que estão parados no tempo, não evoluíram sua visão e estão pagando um preço alto por isso. Muitas são as igrejas que foram pioneiras há algumas décadas, fizeram história em suas conquistas e obras missionárias, mas seus líderes infelizmente fecharam os olhos para o futuro, deixaram que o que receberam lá atrás se tornasse o combustível para o futuro, e aí não funciona. Tornaram-se saudosistas dizendo que boa era aquela época, dizem isso porque naquela época suas visões eram futuristas e hoje enfrentam uma miopia espiritual. Estão presos ao passado e não conseguem ver o que Deus tem para o futuro.
        Por que muitos não rompem poderosamente mesmo tendo grandes sonhos? Porque não tem visão do futuro, trazem na lembrança o passado e vivem como se ele fosse tudo o que tem. Leia Daniel e você verá que ele “viu” o que iria acontecer a até centenas de anos para frente. Leia isso: “Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes...” (Dn 2:28). Isso é o que Deus espera hoje, homens que tenham visão e que saibam o que irão conquistar naquilo que estão fazendo.
        O mestre Jesus disse isso aos seus discípulos: “E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas.” (Mc. 4:11). Cabe aqui uma pergunta: Você “está de fora” ou é discípulo? O discípulo recebe a visão e para ele não tem mistério.
        Ter visão é ser profético, é ver o que Deus irá fazer, é olhar ao redor de si mesmo e ver as coisas diferentes do que os outros estão vendo. O homem comum olha e vê um problema, o homem que tem visão olha e vê uma oportunidade para um milagre; o homem natural murmura na dificuldade, o homem que tem visão profetiza e confessa a palavra e a vê cumprir-se; o homem natural olha para aquela pessoa “difícil” de ser liberta e diz que ela não quer nada com Deus, o homem que tem visão paga o preço na oração e jejum até que Deus a liberte, pois ele mesmo um dia foi assim.
        Existem algumas diferenças que fazem a diferença em ter ou não ter visão, é você quem escolhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.