quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FILHOS DE PAIS

 

Quem tem filho quer ser pai.
Essa seria uma verdade lógica, mas o que observamos é que muitas vezes o prazer de “encomendar” a criança não é transferido para tê-lo e educá-lo. Existem muitos pais que não planejaram serem pais e mesmo que desejaram ter o filho não pararam para meditarem e assumirem a responsabilidade de serem pais. Ser pai é uma decisão impossível de voltar atrás, é um caminho sem volta, não dá para desistir e devolver a “mercadoria”.
O filho chega e você se torna pai ou mãe para sempre.

A Bíblia é muito clara quando diz:
“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;” (Pv 4:4).

O que nos ensina esse texto?
Que os filhos precisam ser instruídos e ensinados pelos pais. Pai e mãe são responsáveis pela educação de seus filhos. Muitos são os casos em que as crianças se tornam “filhos de avós”, quando são os pais dos progenitores que assumem o controle da educação. Outros pais se acham no direito de transferirem aos professores a sua responsabilidade. Não são poucos os pais que vão à escola questionar aos professores quando os filhos falam um palavrão, maltratam alguém ou tem qualquer atitude ou gesto que demonstrem “má educação”. É bom lembrar que aos professores cabe ensinar letras, números e conhecimento das coisas, agora caráter, respeito, dignidade, valores e princípios é responsabilidade dos pais.
Uma quantidade muito grande de filhos é carente de pais mesmo não sendo órfãos. Têm os pais, mas é o mesmo que nada, pois estes não suprem a necessidade que a criança tem de ser ensinada. O que esses pais não sabem é que o ensino é uma demonstração de amor. Quem ama quer ver o outro bem, quer vê-lo prosperar e não se meter em coisas erradas, então quando o pai não ensina o filho demonstra descuido, desmazelo e desapego. E tudo isso é passado para a criança de uma forma direta e cruel: “eles não me amam, pois se amassem me ensinariam o que devo fazer”.
A maioria do livro de provérbios são recordações de Salomão de quando era ensinado por Davi, seu pai. A expressão “filho meu, guarda as minhas palavras” ficou gravada na vida de Salomão para sempre.
É preciso dizer que tios e avós; professores, pastores e babás são figuras importantíssimas na vida de uma criança, estes precisam dar o melhor de si para instruí-los naquilo que lhes couber, mas os pais precisam urgentemente assumir a sua paternidade e serem verdadeiramente os pais de seus filhos.
Que eles sejam “filhos de pais”, e não de avós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.